As Reuniões Pedagógicas acontecem bimestralmente, sendo um espaço de reflexões e de ações da equipe escolar. Um espaço onde os professores discutem meios para melhorar o pedagógico, trocando experiências, dando sugestões e lendo textos para ampliarem conhecimentos.
Não restam dúvidas de que a escola deve ser um espaço de formação. Uma formação que amplie o compromisso de atender aos segmentos de ensino propostos, mas também atinja a formação continuada de professores.
Professores precisam de orientação! São muitas funções e responsabilidades que lhes competem: estudantes, conteúdos, pais, parceiros de trabalho, sem falar em planejamento, avaliação, registros e reuniões com os pais. Ações que exigem um pensar mais vagaroso, um olhar compartilhado e companheiro.
A reunião pedagógica é a cara que a escola resolveu mostrar aos professores. Nela, devem ser discutidas questões que reflitam os conteúdos e papel que a mesma desempenha para as famílias que atende. A reunião é espaço de encontro, de escuta, de trocas e de transformação. Informações que viram conhecimentos, palavras que viram documento, vivências que viram experiências, e planos que se concretizam.
As reuniões pedagógicas são responsáveis por formar um professor que fale com propriedade do que a escola pensa. Devem ser um espaço de debate e articulação clara entre as questões administrativas e as pedagógicas. É fundamental esclarecer quais são os aspectos que podem ser influenciados pelos dois campos para que se evitem discursos trocados e argumentos atravessados.
Devemos transformar o espaço de reunião pedagógica em, efetivamente, pedagógico, ou seja, transformador, de educação. Devemos perseguir a formação, a transformação, o grupo, a indagação e os desafios colocados por nossa profissão.
Nestes momentos de troca de experiências, é preciso estar aberto ao novo, ampliando assim nossos conhecimentos.
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